Video da Semana
Receba nossas atualizações,seja mais um!

Você é doido por congressos?

Louvor e Adoração: Por Onde for e Quaisquer que Sejam
Por Gareth Robinson
Qual é o seu contexto favorito para a adoração?
Você é doido por congressos?
Você prefere se reunir com seu pequeno grupo?
Aumenta o volume do seu fone de ouvido para ficar na sua?
Ou isso só acontece quando está com o resto da sua igreja?
Tire um tempo para pensar sobre sua reação a cada um desses contextos de adoração. Quais as palavras lhe vêm à mente? Como você pontuaria de zero a dez?
Sociólogos sugerem que para que as pessoas sintam que fazem parte a algo, elas precisam de quatro áreas em que elas se conectem.
A primeira é a intimidade. Uma ou duas pessoas que conhecem você como você é, sem adulação, maquiagem ou fachada. Em termos de adoração, este poderia ser o seu tempo com o Senhor, suas orações ou suas responsabilidades com seus parceiros. Não tem como ser mais honesto ou aberto do que isso.
A segunda é a pessoal. Nosso pequeno grupo é o lugar onde nós sabemos muito, mas não tudo, sobre as pessoas com quem nos reunimos. Eles estão conosco quando precisamos de apoio, eles convivem com os nossos hábitos irritantes e mau humor (!) E aprendemos a conviver com os deles. Na Bíblia, a adoração foi muitas vezes expressa no contexto familiar durante a refeição de sábado.
A terceira é a social. Este é o lugar onde você sabe os nomes da maioria das pessoas, mas as conexões sociais são mais fracas. Esta é mais como uma reunião normal da igreja no domingo. Nós não somos - nem podemos ser - profundamente ligados a todos em uma reunião de mais de vinte pessoas.
A quarta é a pública. Seu carteiro, crianças em outras séries na escola, os outros pais no portão da escola - as pessoas que você vê todos os dias e que está familiarizado, porém você não os conhece realmente. Isto é como nos congressos; as celebrações nas quais nos tornamos parte da multidão, algo maior que nós, ou nossa comunidade local.
Precisamos de todas essas quatro áreas para nos ajudar a sentir que fazemos parte de algo.
Eu costumava querer que tudo na vida fosse como no congresso. De certa forma eu ainda quero, em minha mente é mais emocionante. Estar em um grande encontro, com música alta, perdido "na maravilha, no amor e no louvor" - um lugar onde eu possa ser os dois: estar com centenas ou milhares e anônimo ao mesmo tempo.
´Por que a igreja não pode ser mais parecida com isso?´ Eu costumava pensar.
Mal sabia eu que as igrejas locais fizeram algo diferente - algo que eu realmente não gostei - para ser honesto - me forçou a ser a pessoa que eu realmente era, ao invés da pessoa que eu queria ser.
Que, naturalmente, é o que o Senhor sempre tinha em mente.
Quando a igreja local está no seu melhor, isso afirma a mão de Deus agindo em nossas vidas e celebra nossa caminhada no sentido de cumprir tudo o que Ele tem para nós.
E de muitas maneiras acredito que isto demonstra o poder da música no louvor e adoração. Algumas músicas parecem se adequar melhor em uma, ou talvez duas, das quatro áreas sociais, algumas transcendem a todas. Como um líder de louvor e adoração que sou, faço o meu melhor na tentativa de selecionar corretamente as canções para cada contexto.
Canções nos ajudam a nos comunicar com Senhor, mas também nos molda, a medida que aprendemos as canções elas penetram no mais profundo de nossas almas. Há momentos em que ficamos completamente concentrados nas palavras que estamos cantando e declaramos as palavras com cada fibra do nosso ser - e eu ainda desejo que essa seja minha experiência toda vez que adoro.
Mas, se estamos de acordo que a adoração é também sobre nosso estilo de vida, então talvez o Senhor observa de uma perspectiva maior, e dá uma olhada para ver se entendemos o que cantamos, e envia Seu Espírito para nos ajudar a cumprir nossas promessas.
O que você espera quando está adorando? Se você for como eu, vai depender do lugar. Compreender as quatro áreas sociais tem me ajudado com as expectativas. Eu não desisti de fazer força para melhorar em cada área, mas a questão fundamental é se vamos dar ao Senhor o nosso tudo e fazer o que estamos cantando onde quer que estejamos e quaisquer que sejam as canções que cantemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Versículo do Dia