Video da Semana
Receba nossas atualizações,seja mais um!

Os cuidado antes de subir no Altar



Os cuidado antes de subir no palco...

por Ramon Tessmann

Estar conduzindo o período de louvor de uma igreja é um trabalho muito sério e muitas vezes árduo. Além de se preocupar em direcionar o meu louvor a Deus, eu devo me preocupar em levar a igreja a louvar a Deus, sem atrapalhar nem chamar a atenção para mim, nem para o grupo. Confesso que às vezes é difícil. Muitas vezes, a desorganização acaba incomodando, fazendo a igreja se dispersar.

Por isso senti o desejo de escrever este breve, mas objetivo texto, com o propósito de levar você a organizar melhor o seu grupo, aproveitando ao máximo todos os momentos do período de louvor.

Cuidados básicos a serem tomados antes do culto:

    Santidade - Sempre vou continuar a bater nesta tecla. Não suba para ministrar louvor se você está em pecado...não ministre se você está magoado ou magoou alguém..., etc. Sacerdotes não podem estar com as vestes sujas diante de Deus, mas sim limpas e brancas!

    Oração e louvor - É bom que haja um tempo de louvor e oração com o grupo antes do culto. A oração é muito importante, principalmente pelo item 1, que é perdão pelos pecados.

    Escolha dos levitas - Nós, do Ministério Vida Nova, possuímos, por exemplo, dois bateristas e dois guitarristas. Se o seu grupo têm músicos que tocam o mesmo instrumento ou que têm a mesma voz, eu sugiro que a escolha dos levitas que vão ministrar sejam escolhidas antes do início do culto, sempre visando a unidade. Já enfrentamos vários contratempos quando não nos organizamos nesta área.

    Organização do culto - É bom que o líder do grupo converse com pastor a respeito da ordem do culto (quando se dará o tempo do louvor, da oração, da oferta, da palavra, etc). Muitas vezes é bom que se saiba até o tema da palavra principal, para que o grupo ministre também sobre isto.

    Afinação - Toda a afinação de instrumentos deve ser feita antecipadamente, e não na hora do louvor. É terrível observarmos o dirigente de louvor ministrando, e o guitarrista lá no canto: tóim, tóim, tóim....(afinado a guitarra). Parece coisa banal, mas muitos irmãos perdem a atenção por causa disto.

    Teste de cabos - É bom que seja testado todos os cabos móveis utilizados no palco (microfones, guitarras e baixos). Isto para que os mesmos não causem "estouros" ou "chiados" no momento do culto.

    Transparência - O grupo deve ter uma pessoa responsável pelo retro-projetor, e deve cuidar para ter todos os cânticos nas transparências (principalmente os mais novos).

    Escolha dos cânticos - Se o seu grupo ainda não tem liberdade para cantar sem livros cifrados, é bom que se escolha os cânticos antecipadamente, para que os Levitas não sejam pegos de surpresa.

Meus amados irmãos, lembrem-se sempre: "Deus é o centro das atenções e não o grupo de louvor"

...um abração em Cristo Jesus e até a próxima,

Ramon Tessmann

14 comentários:

  1. eu sou um levita porem tenho vicio de masturbação peço perdão todos os dias mas quase todos os dias eu não aguento e volto a pecar
    oque vc me diz sobre isso ?

    ResponderEliminar
  2. Pois é, isso é uma coisa muito difícil mais não impossível para Deus, pois muitos tem esse vício, devemos pedir respostas do Senhor, orar, jejuar! Ser levita não e fácil, o diabo vai fazer pecarmos todos os dias, mais devemos seguir a Deus, colocar no pensamento que Ele é o nosso alvo, se precisar de ajuda estou aqui! Pode contar comigo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um conselho, as vezes procurar ajuda profissional é importante. O que está ao nosso alcance junto com a oração temos que fazer. Abraço.

      Eliminar
  3. Por que pecamos?por que o erro prazerroso?por que o mundo toca e expressa todo amor?e belas vozes?não pelo sucesso pela bela voz?por que?sou falho e pecador tenho chamado de levita ,mas eu fico tão triste quando peço,cobico desejo pornografia,muita coisa errada...em mi. Orem por mim....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cai de paraquedas aqui! A área que mais leva uma pessoa do altar pecar é a sexualidade! Se vc é uma pessoa que sofre isso peça socorro a Deus rapidamente! A mlhor forma de tratar isso é vc jejuar pela sua própria vida e busca uma vida de renúncia! O mundo aos seus olhos carnais sempre irá te mostrar as coisas boas, porém se vc acredita realmente que Deus é o centro da sua vida não há nenhum prazer no mundo que vá de distância de Deus! Deus é Amor! Somente dEle vc encontrará as respostas pra essas suas pgts mais fique atento pois oq esta acontecendo é que sua carne está pedindo implorando pra q vc peque contra Deus! Fuja da aparência do mal busque a SANTIDADE e mate sua carne, pois essa só irá te conduzir pros mals caminhos!

      Eliminar
  4. Sou lider do grupo de louvor e me frustro toda vez q nao bem cantados os louvores ou q a igreja n acompanha...e bm complicado, as vzs no ensaio ta oerfeito e qdo chega na hora sai td errado.

    ResponderEliminar
  5. Sou levita, e pequei, sai com amigos e bebi, me sinto horrível por isso, nao sei o que fazer, me ajuda? Amanhã é ceia e eu estou perdida, pois se eu não tomar todos vao saber do meu pecado e se eu toma eu vou sofrer com a minha consciência.

    ResponderEliminar
  6. Olá,sabe as vezes desejamos e erramos em certas ocasiões,mas não se auto condene,por isso.
    Jesus nos comprou com preço de sangue!! Então quando vc estiver sentindo algum tipo de desejo carnal... Ou ver q esta quase caindo em pecado,fuja,mas no sentido de pedir ajuda a Deus e sair daquele ambiente e mesmo q aquelas pessoas não entendam ou seu parceiro seja qual for a situação... Lembre sempre q o espírito santo sempre está com vc,e q o pecado não te afasta de Deus... Mas aquilo que te faz pecar te faz se auto condenar caisando então um sentimento dentro de vc q te faz renunciar sua vida com Deus ... Pq quando pecamos nos sentimos sujos,um lixo de ser humano,e achamos que Deus não nos quer mais.mas isso e a consciência q esta nos acusando ...e não jesus!!! Pois ele estára sempre conosco ate a consumação do século. So basta confessar e prosseguir afiante e não permitir ser escravizados pelo pecado,diga não para tudo aquilo que comprometa o teu destino.tem de bom animo pq eu venci o mundo e vos também venceras.

    ResponderEliminar
  7. Se a questão for pecado,ninguem tem dignidade de "subir ao altar". Vcs não entenderam nada sobre perdão e graça? E mais, cuidado pra não se tornar idólatra do altar...

    ResponderEliminar
  8. Não esquecendo que a graça é pior do que a lei.

    ResponderEliminar
  9. Posso está errado mas esses jovens que dizem ser levitas não o são, porque levitas eram aldeias que nasciam só para louvar a Deus, 2 ninguém que já se converteu e conhece a palavra de Deus faria essas coisas e subiriam ao altar de uma igreja pois o Espírito Santo não estava nele, 3 em um altar profanado Deus não habita simples assim, 4 só precisan de tratamento psicológico e se converter.

    ResponderEliminar
  10. O presbítero da igreja se separou mas não no papel ele namora outra mulher e ex esposa já tem outra pessoa
    Ele têm uma vida normal prega ministra louvor , continua com todos afazeres de um presbítero isso é certo ou não ?

    ResponderEliminar
  11. Sou evangélica e meu esposo tbm ,músico da casa do senhor ele tem um amigo ,músico tbm mais vive com uma mulher sem casar,sempre temos convite pra tocarem em outra igreja ,ele fala pro meu marido não contar q ele n é casado, Deus retém nossa benção por sabermos q ele tá no pecado e agimos como se não sabessemos?tenho medo de tá pecando tbm,me de um conselho

    ResponderEliminar
  12. Sou casada e quero.louvar com outro levita da igreja tem problema ?

    ResponderEliminar

Versículo do Dia