Video da Semana
Receba nossas atualizações,seja mais um!

O Levita na Sociedade



Desde os tempos bíblicos, Deus sempre procurou homens em quem Ele pudesse colocar Sua confiança e determinar Sua vontade de uma forma clara e inconfundível. A posição de "profeta" nem sempre era uma posição de "status".

Desde os tempos bíblicos, Deus sempre procurou homens em quem Ele pudesse colocar Sua confiança e determinar Sua vontade de uma forma clara e inconfundível. A posição de "profeta" nem sempre era uma posição de "status".

Muitos deles pagaram altos preços por dizerem exatamente o que Deus tinha no coração, independentemente de "situação favorável" , ou "moda", ou compreensão e/ou apoio humano em relação ao que estava sendo profetizado. É bom também lembrarmos aqui o que era um profeta: alguém que tinha intimidade de relacionamento com Deus e, por conseguinte, buscava e conhecia a vontade e o coração de Deus e era Seu representante junto ao povo!

Antes de continuar lendo este texto ajude-nos
a manter o site no ar. Bastar clicar aqui

"Busquei dentre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei" Ez.22:30 Certamente esta posição de intercessor, de interlocutor de Deus perante o povo,era algo de muita importância para Deus, e a palavra deixa claro que Deus procurava homens assim!

Há também evidências de homens que Deus "achou" para cumprirem Seu propósito e serem Seus "interlocutores" perante o povo.

"Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. A minha mão será sempre com ele, e o meu braço o fortalecerá" Sl.89:20,21

Desde o começo da história do povo de Israel, Deus buscava um povo que O servisse e amasse. Começando por Abrãao, continuando por Moisés onde a palavra recebida foi "...Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto..." Ex.5:1

Portanto, Deus sempre teve em mente estar com Seu povo, fazer-se conhecido de outros povos, e Ter intimidade e interlocutores da Sua parte para com o povo.

E nos dias de hoje? Depois da vinda de Jesus, do véu rasgado, do acesso ao Pai sem restrições, do Espírito Santo derramado; será que Deus ainda busca homens e mulheres que falem da Sua parte? Será que Ele busca servos que não comprometam sua mensagem por razões diversas: mercado de consumo cristão, política, moda, estar de bem com todos, vender mais???

No meio musical há também esse tipo de pressão. Há produtores "sugerem" letras de musicas sem citar Jesus, para tornarem-se mais "comerciais". Há a tendência de ter-se que seguir "a onda" do momento para não ficar para trás.

Há homens e mulheres em quem Deus decide "confiar" permitindo que fiquem conhecidos, que se tornem até famosos, mas cujo objetivo através disso é que falem e testemunhem a respeito do Senhor da Glória e Salvador do mundo.

Mas não... quando entrevistados pelos jornais ou revistas, não afirmam categoricamente sua fé, não confessam o senhorio de Jesus diante das câmeras ( isso pode fazer as vendas diminuírem, ou cair no descrédito dos consumidores...), não dizem que estão lá porque Deus os colocou ali... e mais uma vez, não cumprem o principal propósito de Deus para eles.

Davi foi um homem famoso, e sempre usou sua fama para engrandecer Seu Deus: "Então saíram os chefes dos filisteus à campanha; e sempre que eles saíam, Davi era mais bem sucedido do que todos os servos de Saul, pelo que seu nome era MUITO ESTIMADO". I Sm.18: 30

Se a benção de Deus está sobre nós, seremos levados a muitos lugares para falarmos do Seu amor, e isso não deve se tornar glória nossa, mas instrumento profético da Sua Voz e vontade.

Romanos fala que o mundo geme esperando a manifestação dos filhos de Deus. Como será essa manifestação? A palavra também nos diz que quando tivermos que falar algo, não devemos nos preocupar com as palavras a serem ditas, porque o Espírito Santo as colocará em nossa boca. Tão somente nossa parte deve ser estar disponíveis com tudo o que temos ( talento, boa voz, simpatia, unção - atributos estes que, mais uma vez , é Deus quem nos dá ), e sermos o que Deus quer que sejamos , sem "mascaras" ou "interpretações" e Ele nos colocará no lugar de importância, estratégico para Seus propósitos e expansão do Seu Reino!

Termino com o exemplo de Davi, novamente:

"...Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem, é forte e destemido, homem de guerra, sisudo em palavras, e de gentil aspecto: E O SENHOR É COM ELE..." I Sm. 16:18

Deus abençoe
Gerson Ortega

1 comentário:

Versículo do Dia